Nayden Todorov é um maestro aclamado internacionalmente, cuja carreira se estende por mais de três décadas.
Estreou-se na direção aos 16 anos em Plovdiv, onde fundou a Orquestra Juvenil de Plovdiv, e estudou com mentores de renome como Krastyu Marev, Alexander Vladigerov, Karl Österreicher, Uroš Lajovic e Mendi Rodan.
A sua vasta formação inclui um mestrado, um doutoramento da Universidade de Londres e um mestrado em gestão cultural.
A sua carreira teve início em 1998, quando foi escolhido entre mais de 150 candidatos para dirigir a Orquestra Sinfónica do Norte de Israel. Aos 26 anos, foi nomeado diretor musical da Ópera e da Orquestra Filarmónica de Plovdiv, tendo gravado numerosas obras e realizado digressões internacionais. Em 2001, iniciou a sua longa colaboração com a soprano Raina Kabaivanska, que levou à realização de masterclasses e espectáculos na Bulgária, Itália e Espanha.
A carreira de Todorov inclui funções como diretor artístico da Ópera e Sociedade Filarmónica de Burgas e maestro de “A Noite dos Cinco Tenores”, que actuou em locais de prestígio como a Filarmónica de Berlim e o Herkulessaal de Munique.
Como diretor da Ópera Estatal de Ruse entre 2005 e 2017, recebeu vários prémios – incluindo várias Liras de Cristal – e foi nomeado cidadão honorário de Ruse.
A nível internacional, estreou-se com a Orquestra Sinfónica de Berlim, actuou na Sala Tchaikovsky em Moscovo e dirigiu “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky na Volksoper de Viena. Os seus projectos transversais incluem colaborações com artistas como John Lord, dos Deep Purple, e, em 2019, dirigiu o “Star Wars in a Concert” da Disney na China.
Na Bulgária, Todorov está particularmente associado à Orquestra Filarmónica de Sófia, onde foi maestro convidado permanente, maestro convidado principal e foi eleito diretor em 2017. O seu trabalho com a orquestra valeu-lhe numerosos prémios, incluindo o Prémio Pautas de Ouro, o Prémio Livro de Ouro e o Prémio de Cultura do Município de Sófia.
Todorov também apresenta o programa de música clássica “In Concert with BNT 2”, dirige cursos e master classes e foi membro do júri em concursos internacionais. Em 2023, assumiu também o cargo de Ministro da Cultura no governo provisório da Bulgária.