image

Biografia

Maestrina Principal: Bühnen Bern
Alevtina 
Ioffe

Alevtina Ioffe é uma das maestros mais versáteis da sua geração, sendo atualmente Maestrina Principal da Ópera de Berna e Maestrina Convidada Principal da Staatskapelle Weimar.

Em 2009, ganhou o terceiro prémio no conceituado Concurso de Direção Victor de Sabata em Trieste. Desde então, a sua carreira inclui compromissos como convidada em casas de ópera de renome em Oldenburg, Trieste, Tbilisi, Volgograd, Catania e outros locais. Em 2018, fez uma estreia impressionante na Française Oper Berlin com O Lago dos Cisnes.

Teatro Mikhailovsky

Ioffe estudou direção coral, canto clássico e piano. Foi diretora musical da Ópera Estatal de Moscovo e do Ballet Theatre for Young Audiences “Natalia Sats”, e depois foi diretora musical do Teatro Mikhailovsky de São Petersburgo, tornando-se a primeira mulher a dirigir uma grande instituição musical russa. Atualmente, reside em Berlim.

Komische Oper. Staatstheater Stuttgart. Ópera de Gotemburgo

Ioffe dirige regularmente nas principais salas europeias, incluindo a Komische Oper Berlin, o Staatstheater Stuttgart (onde se estreou com Hänsel und Gretel) e a Ópera de Gotemburgo (regressando com The Flying Dutchman em 2023/24). Actuou internacionalmente, incluindo uma estreia no Oregon Bach Festival em 2024.

Orquestra Filarmónica Nacional Húngara

Em dezembro de 2023, dirigiu uma digressão europeia de 7 cidades, incrivelmente bem sucedida, para celebrar o 100º aniversário da Orquestra Filarmónica Nacional Húngara, com concertos em Zagreb, Liubliana, Budapeste, Munique, Innsbruck, Linz e Atenas.

Sinfónica de Seattle

Após uma estreia bem sucedida nos EUA com Le nozze di Figaro de Mozart na Ópera de Seattle em 2022, Ioffe fez a sua estreia sinfónica com a Sinfónica de Seattle em outubro de 2023 e regressou em outubro de 2024.

Zurique. Lille. Lyon

Estreou-se na Opernhaus Zurich em dezembro de 2022 com uma nova produção de ballet. Em França, dirigiu com a Orchestre National de Lille e a Orchestre National de l’Île-de-France, e estreou-se com a Orchestre National de Lyon em agosto de 2024.

Orquestra de Ulster. Filarmónica de Londres. Bühnen Bern

Durante a temporada 2024/25 Ioffe teve importantes estreias no Reino Unido com a Ulster Orchestra (outubro de 2024), seguida da sua primeira vez ao leme da Filarmónica de Londres (novembro de 2024), bem como na Alemanha, onde dirigirá pela primeira vez a Niedersächsische Staatsorchester Hannover, enquanto na Suíça – para além do regresso à Orquestra Sinfónica de Berna – fará a sua estreia com a Orchestre de la Suisse Romande.